Proposta TIC nas Escolas

   

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014





  OFICINAS TECNOLÓGICAS
24 de junho a 24 de julho de 2013
Professor Pedro Ferreira de Andrade


Título:
Comunidades virtuais da minha Escola
Proposta de Integração das TIC à Gestão Escolar

TURMA A

Cursista: Edson Paterra Francisco Júnior

Tutora: Aparecida Cleia Gerin



Brasília-DF., 24 de julho de 2013


INTRODUÇÃO
O Projeto “Comunidades virtuais da minha escola”, cuja gênese se dará no ambiente escolar, visa à criação de um blog escolar como mídia comunicativa integrando várias linguagens, um blog com links para os blogs dos professores e alunos da escola, criando assim uma comunidade virtual em nossa escola, um blog destinado à divulgação dos projetos de nossa escola, das atividades relacionadas com nosso cotidiano, explorando e analisando também que este uso é um caminho simples para conseguirmos uma integração entre educação, comunicação e mídias com participação colaborativa.
Assim, a proposta deste Projeto “Comunidades virtuais da minha escola”, além de promover a conscientização em relação ao uso das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação – enfatiza a educação para uma nova forma de adquirir o conhecimento, com atitudes voltadas para a inclusão digital de toda a comunidade escolar, ou seja, uma interação com participação colaborativa envolvendo os nativos digitais, que possuem um conhecimento facilitador em nosso Projeto, e os imigrantes digitais, que procuram se adaptar a esse novo ambiente tecnológico.
JUSTIFICATIVA
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, para que se tenha êxito em usar as tecnologias de informação e comunicação TICs nas escolas com a participação de toda a comunidade escolar, e para que, sua implementação, sua elaboração e sua utilização faça de fato parte da realidade da escola, é necessário que o gestor e seus colaboradores sejam incentivadores e sujeitos das ações adequadas a estas utilizações. Não basta ter as ferramentas, é necessário saber usá-las. Para o êxito do nosso projeto temos que envolver todos os segmentos da comunidade escolar. Com uma comunidade virtual em nossa escola as ações serão permeadas pela relação entre teoria e prática com uma mesma finalidade, simplificando e ajudando os gestores e seus colaboradores a planejar, organizar, executar e controlar a sua gestão com eficiência. Segundo a Educadora Cristina Alonso:
[...] Educar no século XXI exige que trabalhemos a partir de múltiplas linguagens (oral, escrita, visual, musical etc.) e formar leitores e autores em um mundo digital implica na necessidade de educar a partir da multiplicidade de linguagens e multialfabetismos. A escola deve incorporar essa cultura da imagem [...], deve recuperar essas outras formas culturais e trabalhá-las desde dentro. Não devemos continuar ignorando, rechaçando ou desprezando essas outras culturas e essas outras linguagens com as quais a infância e a adolescência chegam às escolas. (ALONSO, 2009).
A sala de aula deveria ser o primeiro espaço social, fora da família, para aprendizagem da participação democrática, enfrentando-se a contradição entre o desejo de emancipar os alunos e a tentação de moldá-los, numa relação assimétrica. Para este enfrentamento requer-se dos professores um profundo respeito à capacidade de crianças e adolescentes para exercerem
responsabilidades (Perrenoud, 2000, p.106), vivenciando a transição para a autogestão, através de erros e acertos. É assim que se aprende a trilhar caminhos pouco claros, como é o caso da gestão da informática na sala de aula. (CYSNEIROS, 2006).
Segundo Cysneiros (2006), a Internet está se tornando a ferramenta mais importante de comunicação das Instituições com as pessoas a elas relacionadas. Como diz o autor Paulo Gileno Cysneiros:
[...] toda tecnologia educacional é adjetivo, está a serviço do substantivo Educação. A página web é aqui considerada como mais uma tecnologia educacional, um objeto integrado com a escola, condicionado por concepções de ensinar e aprender [...] deve dar ao visitante, como ponto de partida, uma ideia realista do espaço físico da escola. É necessário enfatizar o caráter de realismo, evitando-se imagens tipo cartão postal, para turistas, que podem ter um efeito desapontador quando o espaço natural for visitado após o conhecimento pela Internet. Esta parte da página pode ser pensada incluindo-se uma planta baixa do prédio, localizando-o no bairro e na cidade. Também com boas fotos de todo o prédio escolar, para que possam ser acessadas de acordo com o interesse do visitante. Um recurso útil é um pequeno vídeo-passeio virtual pela escola, onde o visitante é guiado, com uma narrativa falada, pelos espaços principais do prédio. O objetivo desta parte da página é que após esta visita, a pessoa possa formar um mapa mental do ambiente natural. Este mapa será importante para famílias que estiverem escolhendo uma escola para seus filhos, como também para os alunos, que poderão chegar à escola com uma ideia do espaço interno e externo onde irão viver boa parte do seu tempo. Mas esta não é a parte mais difícil e nem a que exigirá mais esforço de gestão, pois o espaço físico é algo permanente, estático, que muda pouco. Já o espaço conceitual da escola [...] deverá ser pensado para que o visitante possa navegar por ele de acordo com seus interesses e necessidades, pois é um objeto sem um correspondente físico. [...] deve ser dirigido para as pessoas da instituição escolar como um todo – aluno ou aluna, pais, professores, gestores, comunidade. [...] haverá grandes links para as categorias acima citadas, com muitas outras subdivisões e links secundários. Boa parte de tais espaços virtuais restritos exige manutenção quase diária, para que reflita e potencialize a dinâmica cotidiana da escola. (CYSNEIROS, 2006).

Acreditamos que a criação deste blog, com uso pedagógico, visa à interação entre todos os segmentos da Unidade Escolar, uma forma de modificar o pensamento conservador que nos ronda em várias situações, a inclusão digital de boa parte dos envolvidos à procura de uma aprendizagem mais eficaz; Através deste Projeto “Comunidades virtuais da minha escola”, podemos formar cidadãos mais críticos, conscientes das novas formas de adquirir o conhecimento e da relação entre a aprendizagem significativa, o cotidiano e as TICs, bem como, utilizá-lo, para publicar conteúdos curriculares, servir como meios auxiliares para “propor e receber tarefas”, registrar os projetos de nossa escola de acordo com nosso PPP, publicar notícias, eventos, avisos, comunicados, calendários, dados dos Professores e dos alunos, links para os blogs dos professores e alunos da escola, enfim, um blog que facilite a integração entre educação, comunicação e mídias com participação colaborativa.

OBJETIVOS
Objetivos Gerais
·         Socializar os Projetos da nossa Escola com todos os segmentos da nossa comunidade escolar e de outras comunidades escolares;
·         Interagir e compartilhar o conhecimento com participação colaborativa de todos os segmentos da comunidade escolar;
·         Refletir sobre as práticas pedagógicas da nossa escola;
·         Integrar educação, comunicação e mídias na gestão democrática.

Objetivos Específicos
·         Fornecer e armazenar materiais de consulta para os alunos;
·         Criar atividades que os alunos possam acessar de suas casas e entregar via Internet;
·         Criar “bibliotecas” de atividades e materiais que ficam disponíveis de um ano para outro, poupando espaço e recursos;
·         Divulgar o seu trabalho e torná-lo transparente para os pais dos alunos e para a comunidade toda;
·         Interagir com outros professores de sua área e trocar informações, links, materiais, atividades, etc.;
·         Melhorar nosso relacionamento com os alunos e fornecer a eles maior possibilidade de acesso ao professor.
·         Formação de alunos multiplicadores do conhecimento e valorização de suas redes sociais.

PROPOSIÇÕES
A abordagem a ser utilizada neste blog privilegiará a utilização de dinâmicas vivenciais, exibição de vídeos, textos, palestras, debates, atividades diretas e indiretas de todas as disciplinas, questões interdisciplinares, dados dos envolvidos no projeto, links de gestores e seus colaboradores, professores, alunos e demais segmentos da comunidade escolar que resgatem os conceitos e a incorporação das atitudes desejáveis para uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa. Assim, o trabalho será desenvolvido através das tecnologias da informação e comunicação, centrada na reflexão do cotidiano, estimulando a desconstrução para uma busca de novos e diferentes saberes que compõem e possibilitam uma nova construção desse cotidiano, que é dinâmico e provisório. Num Projeto de construção de blogs ocorre um aprendizado diferenciado, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de observação, análise, avaliação, cooperação entre os membros do grupo e compartilhamento de ideias. As atividades propostas serão realizadas individualmente e/ou em grupos. As atividades serão movidas de debates, dinâmicas de grupo e vídeos, que serão motivadas e compartilhadas a todos os segmentos da comunidade escolar. Serão aplicadas segundo a sua adequação aos diversos momentos. No final do ano, haverá uma avaliação de acordo com os objetivos, no propósito e nos desempenhos esperados.
Para tanto, contamos com a participação de toda a comunidade escolar, através dos comentários e divulgação do nosso Projeto, da colaboração e ideias para um blog participativo que servirão de reflexão do cotidiano e promoção de novos conhecimentos para a elaboração de projetos futuros, com o intuito de levá-los à construção de novos fazeres, de acordo com suas vivências e aprendizados, aproveitando essa que é uma oportunidade tão especial para experimentar a criação e recriação dos saberes.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme o desempenho do trabalho, esperamos que este Projeto “Comunidades Virtuais da minha Escola” seja uma ação entre muitas outras ao longo do caminho que todos os participantes percorrerão. Que não seja uma iniciativa com um fim e sim uma iniciativa geradora de muitas outras a serem desenvolvidas, pois a educação interagindo com a tecnologia faz-se necessária desde sempre, e mais do que nunca a maioria dos nossos jovens pertence ao grupo dos nativos digitais e, como tal, necessita de uma educação que corresponda aos seus anseios integrada com uma comunicação de qualidade vinculada às Tecnologias de informação e comunicação (TICs). Este projeto facilitará a divulgação, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico da nossa escola junto a todos os segmentos da comunidade escolar. Assim, contamos com o apoio de todos e o entusiasmo de muitos, com vistas à promoção das tecnologias em nosso cotidiano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.
ALONSO, Cristina. Entrevista com Cristina Alonso [maio 2009]. Entrevistadores: equipe do evento, 16º Educador – Congresso Nacional de Educação. Santos: Grupo PromoFair, 2009.
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Gestão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola. Recife, 2006.
NOVAIS, V. As TIC chegam à escola: Como entrar pela porta da frente? PUC – SP, 2004.
RAMOS, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital/Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. Ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distancia, 2009. 292 p.; il.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Fundamental 312 de Samambaia. Brasília, 2011.
VIEIRA, A. Funções e papéis da Tecnologia. São Paulo. PUC – SP, 2004.


Gráficos (Anexos I e II) – Importância das Comunidades Virtuais nas Escolas
Anexo I
Gráfico – Internet na Escola

Anexo II
Gráfico – Participação Colaborativa – Comunidades Virtuais
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário