CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014
OFICINAS TECNOLÓGICAS
24 de junho a 24 de julho de 2013
Professor Pedro Ferreira de Andrade
Título:
Comunidades virtuais da
minha Escola
Proposta de Integração das TIC à Gestão Escolar
TURMA A
Cursista: Edson Paterra Francisco Júnior
Tutora: Aparecida Cleia Gerin
INTRODUÇÃO
O
Projeto “Comunidades virtuais da minha escola”, cuja gênese se dará no ambiente
escolar, visa à criação de um blog escolar como mídia comunicativa integrando
várias linguagens, um blog com links para os blogs dos professores e alunos da
escola, criando assim uma comunidade virtual em nossa escola, um blog destinado
à divulgação dos projetos de nossa escola, das atividades relacionadas com
nosso cotidiano, explorando e analisando também que este uso é um caminho
simples para conseguirmos uma integração entre educação, comunicação e mídias
com participação colaborativa.
Assim,
a proposta deste Projeto “Comunidades virtuais da minha escola”, além de
promover a conscientização em relação ao uso das TICs – Tecnologias da
Informação e da Comunicação – enfatiza a educação para uma nova forma de
adquirir o conhecimento, com atitudes voltadas para a inclusão digital de toda
a comunidade escolar, ou seja, uma interação com participação colaborativa
envolvendo os nativos digitais, que possuem um conhecimento facilitador em
nosso Projeto, e os imigrantes digitais, que procuram se adaptar a esse novo
ambiente tecnológico.
JUSTIFICATIVA
A
escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, para
que se tenha êxito em usar as tecnologias de informação e comunicação TICs nas
escolas com a participação de toda a comunidade escolar, e para que, sua
implementação, sua elaboração e sua utilização faça de fato parte da realidade
da escola, é necessário que o gestor e seus colaboradores sejam incentivadores
e sujeitos das ações adequadas a estas utilizações. Não basta ter as
ferramentas, é necessário saber usá-las. Para o êxito do nosso projeto temos
que envolver todos os segmentos da comunidade escolar. Com uma comunidade
virtual em nossa escola as ações serão permeadas pela relação entre teoria e
prática com uma mesma finalidade, simplificando e ajudando os gestores e seus
colaboradores a planejar, organizar, executar e controlar a sua gestão com
eficiência. Segundo a Educadora Cristina Alonso:
[...]
Educar no século XXI exige que trabalhemos a partir de múltiplas linguagens
(oral, escrita, visual, musical etc.) e formar leitores e autores em um mundo
digital implica na necessidade de educar a partir da multiplicidade de
linguagens e multialfabetismos. A escola deve incorporar essa cultura da imagem
[...], deve recuperar essas outras formas culturais e trabalhá-las desde
dentro. Não devemos continuar ignorando, rechaçando ou desprezando essas outras
culturas e essas outras linguagens com as quais a infância e a adolescência chegam
às escolas. (ALONSO, 2009).
A sala de aula
deveria ser o primeiro espaço social, fora da família, para aprendizagem da
participação democrática, enfrentando-se a contradição entre o desejo de
emancipar os alunos e a tentação de moldá-los, numa relação assimétrica. Para
este enfrentamento requer-se dos professores um profundo respeito à capacidade
de crianças e adolescentes para exercerem
responsabilidades (Perrenoud, 2000, p.106),
vivenciando a transição para a autogestão, através de erros e acertos. É assim
que se aprende a trilhar caminhos pouco claros, como é o caso da gestão da
informática na sala de aula. (CYSNEIROS, 2006).
Segundo
Cysneiros (2006), a Internet está se tornando a ferramenta mais importante de
comunicação das Instituições com as pessoas a elas relacionadas. Como diz o autor
Paulo Gileno Cysneiros:
[...] toda tecnologia educacional é adjetivo, está a serviço do
substantivo Educação. A página web é aqui considerada como mais uma tecnologia
educacional, um objeto integrado com a escola, condicionado por concepções de
ensinar e aprender [...] deve dar ao visitante, como ponto de partida, uma ideia
realista do espaço físico da escola. É necessário enfatizar o caráter de
realismo, evitando-se imagens tipo cartão postal, para turistas, que podem ter
um efeito desapontador quando o espaço natural for visitado após o conhecimento
pela Internet. Esta parte da página pode ser pensada incluindo-se uma planta
baixa do prédio, localizando-o no bairro e na cidade. Também com boas fotos de
todo o prédio escolar, para que possam ser acessadas de acordo com o interesse
do visitante. Um recurso útil é um pequeno vídeo-passeio virtual pela escola,
onde o visitante é guiado, com uma narrativa falada, pelos espaços principais
do prédio. O objetivo desta parte da página é que após esta visita, a pessoa
possa formar um mapa mental do ambiente natural. Este mapa será importante para
famílias que estiverem escolhendo uma escola para seus filhos, como também para
os alunos, que poderão chegar à escola com uma ideia do espaço interno e
externo onde irão viver boa parte do seu tempo. Mas esta não é a parte mais
difícil e nem a que exigirá mais esforço de gestão, pois o espaço físico é algo
permanente, estático, que muda pouco. Já o espaço conceitual da escola [...] deverá
ser pensado para que o visitante possa navegar por ele de acordo com seus
interesses e necessidades, pois é um objeto sem um correspondente físico. [...]
deve ser dirigido para as pessoas da instituição escolar como um todo – aluno
ou aluna, pais, professores, gestores, comunidade. [...] haverá grandes links
para as categorias acima citadas, com muitas outras subdivisões e links
secundários. Boa parte de tais espaços virtuais restritos exige manutenção
quase diária, para que reflita e potencialize a dinâmica cotidiana da escola. (CYSNEIROS, 2006).
Acreditamos
que a criação deste blog, com uso pedagógico, visa à interação entre todos os
segmentos da Unidade Escolar, uma forma de modificar o pensamento conservador
que nos ronda em várias situações, a inclusão digital de boa parte dos
envolvidos à procura de uma aprendizagem mais eficaz; Através deste Projeto
“Comunidades virtuais da minha escola”, podemos formar cidadãos mais críticos,
conscientes das novas formas de adquirir o conhecimento e da relação entre a
aprendizagem significativa, o cotidiano e as TICs, bem como, utilizá-lo, para
publicar conteúdos curriculares, servir como meios auxiliares para “propor e
receber tarefas”, registrar os projetos de nossa escola de acordo com nosso
PPP, publicar notícias, eventos, avisos, comunicados, calendários, dados dos
Professores e dos alunos, links para os blogs dos professores e alunos da
escola, enfim, um blog que facilite a integração entre educação, comunicação e
mídias com participação colaborativa.
OBJETIVOS
Objetivos Gerais
·
Socializar
os Projetos da nossa Escola com todos os segmentos da nossa comunidade escolar
e de outras comunidades escolares;
·
Interagir
e compartilhar o conhecimento com participação colaborativa de todos os
segmentos da comunidade escolar;
·
Refletir
sobre as práticas pedagógicas da nossa escola;
·
Integrar
educação, comunicação e mídias na gestão democrática.
Objetivos Específicos
·
Fornecer
e armazenar materiais de consulta para os alunos;
·
Criar
atividades que os alunos possam acessar de suas casas e entregar via Internet;
·
Criar
“bibliotecas” de atividades e materiais que ficam disponíveis de um ano para
outro, poupando espaço e recursos;
·
Divulgar
o seu trabalho e torná-lo transparente para os pais dos alunos e para a
comunidade toda;
·
Interagir
com outros professores de sua área e trocar informações, links, materiais,
atividades, etc.;
·
Melhorar
nosso relacionamento com os alunos e fornecer a eles maior possibilidade de
acesso ao professor.
·
Formação de alunos multiplicadores do
conhecimento e valorização de suas redes sociais.
PROPOSIÇÕES
A
abordagem a ser utilizada neste blog privilegiará a utilização de dinâmicas
vivenciais, exibição de vídeos, textos, palestras, debates, atividades diretas
e indiretas de todas as disciplinas, questões interdisciplinares, dados dos
envolvidos no projeto, links de gestores e seus colaboradores, professores,
alunos e demais segmentos da comunidade escolar que resgatem os conceitos e a
incorporação das atitudes desejáveis para uma educação de qualidade e uma aprendizagem
significativa. Assim, o trabalho será desenvolvido através das tecnologias da
informação e comunicação, centrada na reflexão do cotidiano, estimulando a
desconstrução para uma busca de novos e diferentes saberes que compõem e
possibilitam uma nova construção desse cotidiano, que é dinâmico e provisório. Num
Projeto de construção de blogs ocorre um aprendizado diferenciado, favorecendo
o desenvolvimento de habilidades de observação, análise, avaliação, cooperação
entre os membros do grupo e compartilhamento de ideias. As atividades propostas
serão realizadas individualmente e/ou em grupos. As atividades serão movidas de
debates, dinâmicas de grupo e vídeos, que serão motivadas e compartilhadas a
todos os segmentos da comunidade escolar. Serão aplicadas segundo a sua
adequação aos diversos momentos. No final do ano, haverá uma avaliação de
acordo com os objetivos, no propósito e nos desempenhos esperados.
Para
tanto, contamos com a participação de toda a comunidade escolar, através dos
comentários e divulgação do nosso Projeto, da colaboração e ideias para um blog
participativo que servirão de reflexão do cotidiano e promoção de novos
conhecimentos para a elaboração de projetos futuros, com o intuito de levá-los
à construção de novos fazeres, de acordo com suas vivências e aprendizados,
aproveitando essa que é uma oportunidade tão especial para experimentar a
criação e recriação dos saberes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme
o desempenho do trabalho, esperamos que este Projeto “Comunidades Virtuais da minha
Escola” seja uma ação entre muitas outras ao longo do caminho que todos os
participantes percorrerão. Que não seja uma iniciativa com um fim e sim uma
iniciativa geradora de muitas outras a serem desenvolvidas, pois a educação interagindo
com a tecnologia faz-se necessária desde sempre, e mais do que nunca a maioria
dos nossos jovens pertence ao grupo dos nativos digitais e, como tal, necessita
de uma educação que corresponda aos seus anseios integrada com uma comunicação
de qualidade vinculada às Tecnologias de informação e comunicação (TICs). Este
projeto facilitará a divulgação, elaboração e execução do Projeto Político
Pedagógico da nossa escola junto a todos os segmentos da comunidade escolar.
Assim, contamos com o apoio de todos e o entusiasmo de muitos, com vistas à
promoção das tecnologias em nosso cotidiano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e
Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro,
2002.
ALONSO,
Cristina. Entrevista com Cristina Alonso [maio
2009]. Entrevistadores: equipe do evento, 16º Educador – Congresso Nacional de
Educação. Santos: Grupo PromoFair, 2009.
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Gestão de Tecnologias da
Informação e Comunicação na Escola. Recife, 2006.
NOVAIS,
V. As TIC chegam à escola: Como entrar pela porta da frente? PUC – SP, 2004.
RAMOS,
Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital/Edla Maria Faust Ramos, Monica
Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. Ed. – Brasília: Ministério
da Educação, Secretaria de Educação a Distancia, 2009. 292 p.; il.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Projeto
Político Pedagógico do Centro de Ensino Fundamental 312 de Samambaia. Brasília,
2011.
VIEIRA, A. Funções e papéis da Tecnologia. São Paulo. PUC – SP, 2004.
Gráficos (Anexos I e II) – Importância das Comunidades Virtuais nas
Escolas
Anexo I
Gráfico –
Internet na Escola
Anexo II
Gráfico – Participação Colaborativa – Comunidades
Virtuais
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