CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014
OFICINAS TECNOLÓGICAS Introdução ao curso. Tecnologias e Gestão Escolar
24 de junho a 30 de junho de 2013
Professor Pedro Andrade
Tutora: Aparecida Cleia Gerin
FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Funções e papéis da
tecnologia
Ficha Nº 01
Referência
Bibliográfica:
VIEIRA, A. Funções e papéis da Tecnologia. São Paulo. PUC – SP, 2004.
Texto
da Ficha:
1)
Resumo:
O
autor apresenta os benefícios e a importância da tecnologia no cotidiano
escolar e a necessidade da interação entre todos os envolvidos, porém, descreve
que sem o domínio dos conceitos e das práticas necessárias para transpor para o
seu trabalho diário estas tecnologias não há como aplicá-las com eficácia nos
possíveis projetos elaborados. Há também uma discussão e uma reflexão quanto ao
entendimento de alguns termos relacionados com as funções e os papéis da
tecnologia. Neste contexto, examina e define estes termos diferenciando cada um
de acordo com sua importância. Ao descrever os termos: dado, informação e conhecimento,
reconhecemos e podemos distinguir as diferenças básicas em nosso cotidiano e
quais serão nossas necessidades e nossas ações de acordo com nossa realidade
institucional.
2)
Citações
principais do texto:
“A
confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e
dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição
[...]” (VIEIRA,
2004, p. 01).
“Os
dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos [...]”
(VIEIRA,
2004, p. 01).
“A
informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é
uma mensagem [...]” (VIEIRA,
2004, p.02).
“O
objetivo de uma informação é o de influir na maneira de quem a recebe, de
interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que ela lhe ocasiona [...]
precisa ser aceita pelo receptor [...]” (VIEIRA,
2004, p.02).
“O
conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico
do que os dados e as informações [...]” (VIEIRA,
2004, p. 03).
“Conhecimentos
derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados [...]”
(VIEIRA,
2004, p. 03).
“A produção de uma informação, a partir de
dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação [...]” (VIEIRA,
2004, p. 08).
3)
Comentários
(parecer e crítica):
Com
base no texto “Funções e papéis da tecnologia” e algumas experiências pessoais
no cotidiano podemos observar que alguns aspectos são importantíssimos para que
haja de fato um entendimento destas funções e dos papéis da tecnologia. Vários
são os profissionais que preferem não sair de suas zonas de conforto e
enfrentar novos horizontes. Quando se fala do uso de tecnologias no cotidiano a
maioria dos profissionais acomoda e se posiciona contra ou distante destas
atividades. A preocupação com as possíveis dificuldades que, porventura,
poderão surgir é maior que a força de vontade e perseverança de projetos bem
executados. Vários são os cursos, palestras e debates sobre este tema
ofertados. Todos concordam com sua importância no ambiente escolar, porém,
pouquíssimos profissionais participam, se tornam mediadores ou praticam, ora
por falta de materiais em suas instituições, ora por falta de incentivo dos
próprios envolvidos nos projetos. Teoria e prática estão constantemente sendo
comparadas e é neste instante que notamos e verificamos uma quantidade de
projetos elaborados em várias instituições educacionais que estão distantes de
suas realidades. Quantos materiais estão parados, sem funcionamento, em
pequenas salas da instituição, quantos profissionais fazem seus cursos e nunca
o praticam por não ter apoio dos demais membros da comunidade escolar. A dificuldade
não é somente saber as diferenças entre dados, informações ou conhecimento, mas
quais são as necessidades de cada instituição. O que é importante e necessário
numa instituição de ensino poderá ser bem diferente em outra, cabe aos
envolvidos em cada uma delas analisar, elaborar e desenvolver projetos que se
relacionam adequadamente às realidades locais, não se esquecendo que não há
como fugir das tecnologias, suas funções e seus benefícios e que vários são os
profissionais que ainda podem e devem se apaixonar por esta forma de aquisição
do conhecimento. Qualquer decisão e/ou ação tomada na escola deverá estar
relacionada com sua realidade, senão a tecnologia para alguns que se recusam a
usá-la não será aliada e sim um sonho distante da realidade.
Nesta perspectiva o papel do gestor, tendo
como base a realidade das Instituições de Ensino nos dias atuais, é criar junto
com toda a comunidade escolar um projeto que valorize esta realidade e utilize
adequadamente os processos de implementação de novas tecnologias facilitando o
desenvolvimento das mesmas e acreditando nas mudanças de pensamento e
comportamento.
4)
Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Diante
da diversidade das instituições educacionais cabe aos gestores e todos os
envolvidos nos projetos das instituições educacionais reconhecerem: Quais são
as necessidades de sua Instituição? Quais são os envolvidos nos projetos? Como
melhorar a interação de toda comunidade escolar? Quais são as tecnologias que
temos e quais necessitamos? Quais informações são relevantes na melhoria do
processo de gestão escolar, em seus vários aspectos: administrativo,
pedagógico, pessoal, relativo aos pais dos alunos, dos materiais consumíveis,
das instalações, dos recursos didáticos disponíveis, da avaliação?
Tipo
de fichamento: Citação/
fichamento textual.
Biblioteca
que se encontra a obra:
Biblioteca da Disciplina de Oficinas
Tecnológicas (UNB – Curso de Especialização em Gestão Escolar).
Gostei muito do seu blog!! Tem muita informação e imagens legais ! Parabéns !!!
ResponderExcluirSeu blog está muito bacana, parabéns!
ResponderExcluirAbraço,
Lidiana