quinta-feira, 4 de julho de 2013

Funções e papéis da tecnologia


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014



OFICINAS TECNOLÓGICAS Introdução ao curso. Tecnologias e Gestão Escolar
24 de junho a 30 de junho de 2013
Professor Pedro Andrade
Tutora: Aparecida Cleia Gerin

  FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Funções e papéis da tecnologia                                                               Ficha Nº 01


Referência Bibliográfica:
VIEIRA, A. Funções e papéis da Tecnologia. São Paulo. PUC – SP, 2004.


Texto da Ficha:
1)      Resumo:
O autor apresenta os benefícios e a importância da tecnologia no cotidiano escolar e a necessidade da interação entre todos os envolvidos, porém, descreve que sem o domínio dos conceitos e das práticas necessárias para transpor para o seu trabalho diário estas tecnologias não há como aplicá-las com eficácia nos possíveis projetos elaborados. Há também uma discussão e uma reflexão quanto ao entendimento de alguns termos relacionados com as funções e os papéis da tecnologia. Neste contexto, examina e define estes termos diferenciando cada um de acordo com sua importância. Ao descrever os termos: dado, informação e conhecimento, reconhecemos e podemos distinguir as diferenças básicas em nosso cotidiano e quais serão nossas necessidades e nossas ações de acordo com nossa realidade institucional.

2)      Citações principais do texto:
“A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição [...]” (VIEIRA, 2004, p. 01).
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos [...]” (VIEIRA, 2004, p. 01).
“A informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem [...]” (VIEIRA, 2004, p.02).
“O objetivo de uma informação é o de influir na maneira de quem a recebe, de interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que ela lhe ocasiona [...] precisa ser aceita pelo receptor [...]” (VIEIRA, 2004, p.02).
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações [...]” (VIEIRA, 2004, p. 03).
“Conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados [...]” (VIEIRA, 2004, p. 03).
 “A produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação [...]” (VIEIRA, 2004, p. 08).

3)      Comentários (parecer e crítica):
Com base no texto “Funções e papéis da tecnologia” e algumas experiências pessoais no cotidiano podemos observar que alguns aspectos são importantíssimos para que haja de fato um entendimento destas funções e dos papéis da tecnologia. Vários são os profissionais que preferem não sair de suas zonas de conforto e enfrentar novos horizontes. Quando se fala do uso de tecnologias no cotidiano a maioria dos profissionais acomoda e se posiciona contra ou distante destas atividades. A preocupação com as possíveis dificuldades que, porventura, poderão surgir é maior que a força de vontade e perseverança de projetos bem executados. Vários são os cursos, palestras e debates sobre este tema ofertados. Todos concordam com sua importância no ambiente escolar, porém, pouquíssimos profissionais participam, se tornam mediadores ou praticam, ora por falta de materiais em suas instituições, ora por falta de incentivo dos próprios envolvidos nos projetos. Teoria e prática estão constantemente sendo comparadas e é neste instante que notamos e verificamos uma quantidade de projetos elaborados em várias instituições educacionais que estão distantes de suas realidades. Quantos materiais estão parados, sem funcionamento, em pequenas salas da instituição, quantos profissionais fazem seus cursos e nunca o praticam por não ter apoio dos demais membros da comunidade escolar. A dificuldade não é somente saber as diferenças entre dados, informações ou conhecimento, mas quais são as necessidades de cada instituição. O que é importante e necessário numa instituição de ensino poderá ser bem diferente em outra, cabe aos envolvidos em cada uma delas analisar, elaborar e desenvolver projetos que se relacionam adequadamente às realidades locais, não se esquecendo que não há como fugir das tecnologias, suas funções e seus benefícios e que vários são os profissionais que ainda podem e devem se apaixonar por esta forma de aquisição do conhecimento. Qualquer decisão e/ou ação tomada na escola deverá estar relacionada com sua realidade, senão a tecnologia para alguns que se recusam a usá-la não será aliada e sim um sonho distante da realidade.
Nesta perspectiva o papel do gestor, tendo como base a realidade das Instituições de Ensino nos dias atuais, é criar junto com toda a comunidade escolar um projeto que valorize esta realidade e utilize adequadamente os processos de implementação de novas tecnologias facilitando o desenvolvimento das mesmas e acreditando nas mudanças de pensamento e comportamento.


4)      Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Diante da diversidade das instituições educacionais cabe aos gestores e todos os envolvidos nos projetos das instituições educacionais reconhecerem: Quais são as necessidades de sua Instituição? Quais são os envolvidos nos projetos? Como melhorar a interação de toda comunidade escolar? Quais são as tecnologias que temos e quais necessitamos? Quais informações são relevantes na melhoria do processo de gestão escolar, em seus vários aspectos: administrativo, pedagógico, pessoal, relativo aos pais dos alunos, dos materiais consumíveis, das instalações, dos recursos didáticos disponíveis, da avaliação?

Tipo de fichamento: Citação/ fichamento textual.

Biblioteca que se encontra a obra:
Biblioteca da Disciplina de Oficinas Tecnológicas (UNB – Curso de Especialização em Gestão Escolar).

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog!! Tem muita informação e imagens legais ! Parabéns !!!

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  2. Seu blog está muito bacana, parabéns!
    Abraço,
    Lidiana

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