FICHAMENTO 1
Funções e papéis da tecnologia
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014
OFICINAS TECNOLÓGICAS Introdução ao curso. Tecnologias e Gestão Escolar
24 de junho a 30 de junho de 2013
Professor Pedro Andrade
Tutora: Aparecida Cleia Gerin
FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Funções e papéis da
tecnologia
Ficha Nº 01
Referência
Bibliográfica:
VIEIRA, A. Funções e papéis da Tecnologia. São Paulo. PUC – SP, 2004.
Texto
da Ficha:
1)
Resumo:
O
autor apresenta os benefícios e a importância da tecnologia no cotidiano
escolar e a necessidade da interação entre todos os envolvidos, porém, descreve
que sem o domínio dos conceitos e das práticas necessárias para transpor para o
seu trabalho diário estas tecnologias não há como aplicá-las com eficácia nos
possíveis projetos elaborados. Há também uma discussão e uma reflexão quanto ao
entendimento de alguns termos relacionados com as funções e os papéis da
tecnologia. Neste contexto, examina e define estes termos diferenciando cada um
de acordo com sua importância. Ao descrever os termos: dado, informação e conhecimento,
reconhecemos e podemos distinguir as diferenças básicas em nosso cotidiano e
quais serão nossas necessidades e nossas ações de acordo com nossa realidade
institucional.
2)
Citações
principais do texto:
“A
confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e
dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição
[...]” (VIEIRA,
2004, p. 01).
“Os
dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos [...]”
(VIEIRA,
2004, p. 01).
“A
informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é
uma mensagem [...]” (VIEIRA,
2004, p.02).
“O
objetivo de uma informação é o de influir na maneira de quem a recebe, de
interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que ela lhe ocasiona [...]
precisa ser aceita pelo receptor [...]” (VIEIRA,
2004, p.02).
“O
conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico
do que os dados e as informações [...]” (VIEIRA,
2004, p. 03).
“Conhecimentos
derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados [...]”
(VIEIRA,
2004, p. 03).
“A produção de uma informação, a partir de
dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação [...]” (VIEIRA,
2004, p. 08).
3)
Comentários
(parecer e crítica):
Com
base no texto “Funções e papéis da tecnologia” e algumas experiências pessoais
no cotidiano podemos observar que alguns aspectos são importantíssimos para que
haja de fato um entendimento destas funções e dos papéis da tecnologia. Vários
são os profissionais que preferem não sair de suas zonas de conforto e
enfrentar novos horizontes. Quando se fala do uso de tecnologias no cotidiano a
maioria dos profissionais acomoda e se posiciona contra ou distante destas
atividades. A preocupação com as possíveis dificuldades que, porventura,
poderão surgir é maior que a força de vontade e perseverança de projetos bem
executados. Vários são os cursos, palestras e debates sobre este tema
ofertados. Todos concordam com sua importância no ambiente escolar, porém,
pouquíssimos profissionais participam, se tornam mediadores ou praticam, ora
por falta de materiais em suas instituições, ora por falta de incentivo dos
próprios envolvidos nos projetos. Teoria e prática estão constantemente sendo
comparadas e é neste instante que notamos e verificamos uma quantidade de
projetos elaborados em várias instituições educacionais que estão distantes de
suas realidades. Quantos materiais estão parados, sem funcionamento, em
pequenas salas da instituição, quantos profissionais fazem seus cursos e nunca
o praticam por não ter apoio dos demais membros da comunidade escolar. A dificuldade
não é somente saber as diferenças entre dados, informações ou conhecimento, mas
quais são as necessidades de cada instituição. O que é importante e necessário
numa instituição de ensino poderá ser bem diferente em outra, cabe aos
envolvidos em cada uma delas analisar, elaborar e desenvolver projetos que se
relacionam adequadamente às realidades locais, não se esquecendo que não há
como fugir das tecnologias, suas funções e seus benefícios e que vários são os
profissionais que ainda podem e devem se apaixonar por esta forma de aquisição
do conhecimento. Qualquer decisão e/ou ação tomada na escola deverá estar
relacionada com sua realidade, senão a tecnologia para alguns que se recusam a
usá-la não será aliada e sim um sonho distante da realidade.
Nesta perspectiva o papel do gestor, tendo
como base a realidade das Instituições de Ensino nos dias atuais, é criar junto
com toda a comunidade escolar um projeto que valorize esta realidade e utilize
adequadamente os processos de implementação de novas tecnologias facilitando o
desenvolvimento das mesmas e acreditando nas mudanças de pensamento e
comportamento.
4)
Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Diante
da diversidade das instituições educacionais cabe aos gestores e todos os
envolvidos nos projetos das instituições educacionais reconhecerem: Quais são
as necessidades de sua Instituição? Quais são os envolvidos nos projetos? Como
melhorar a interação de toda comunidade escolar? Quais são as tecnologias que
temos e quais necessitamos? Quais informações são relevantes na melhoria do
processo de gestão escolar, em seus vários aspectos: administrativo,
pedagógico, pessoal, relativo aos pais dos alunos, dos materiais consumíveis,
das instalações, dos recursos didáticos disponíveis, da avaliação?
Tipo
de fichamento: Citação/
fichamento textual.
Biblioteca
que se encontra a obra:
Biblioteca da Disciplina de Oficinas
Tecnológicas (UNB – Curso de Especialização em Gestão Escolar).
FICHAMENTO 2
FICHAMENTO DE TEXTO
FICHAMENTO 2
Gestão de Tecnologias na Escola
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014
OFICINAS TECNOLÓGICAS
Unidade II – Tic, Inovação educacional e Gestão
Escolar
01 de julho a 14 de julho de 2013
Professor Pedro Andrade
Tutora Aparecida Cleia Gerin
FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Gestão de tecnologias
na escola Ficha Nº 02
Referência
Bibliográfica:
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e
Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro,
2002.
Texto
da Ficha:
1)
Resumo:
A
autora descreve a importância das tecnologias de informação e comunicação –
TICs nas escolas e nos leva a refletir sobre os avanços obtidos em nosso
cotidiano escolar e a mudanças de atitudes de todos os personagens envolvidos
nas comunidades escolares. De acordo com Almeida (2002) a utilização e a
importância das TICs foram modificadas e, atualmente, apresentam uma ampla
visão por toda a comunidade escolar. É necessário que os gestores atuais e os
futuros gestores sejam mediadores deste novo pensar e agir, bem como, usuários
destas tecnologias de informação e comunicação discutindo e analisando a forma
adequada de acordo com a realidade de sua comunidade escolar. A autora também
descreve, com muita qualidade, a importância desta ação, reflexão, discussão,
elaboração de projetos e modificação do pensamento a todos, e não só ao gestor,
para que todas as ferramentas sejam utilizadas com a finalidade de (re)construir
uma nova forma de aquisição do conhecimento, do fazer, do pensar, do ser e do
compartilhar com o outro, de forma coletiva. Cabe a cada educador ou gestor
investigar as necessidades de seu ambiente escolar, e então, utilizar as TICs
adequadamente de acordo com sua realidade, facilitando a comunicação entre
todos os segmentos da escola.
2)
Citações
principais do texto:
“As
TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os
educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras
organizações [...]” (ALMEIDA, 2002, p. 03).
“A
incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas
situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como
sujeitos do trabalho em realização [...]” (ALMEIDA, 2002, p. 04).
“A
incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à
formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes
escolares e seus colaboradores [...]” (ALMEIDA, 2002, p.05).
“Em
um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de
percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre
informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e
recursos [...]” (ALMEIDA, 2002, p.06).
“O
uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a
sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da
comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais [...]” (ALMEIDA,
2002, p. 07).
3)
Comentários
(parecer e crítica):
Para
que se tenha êxito em usar as tecnologias de informação e comunicação TICs nas escolas,
com a participação de toda a comunidade escolar, e para que, sua implementação,
sua elaboração e sua utilização faça de fato parte da realidade da escola, é
necessário que o gestor e seus colaboradores sejam incentivadores e sujeitos
das ações adequadas a estas utilizações. Não basta ter as ferramentas, é
necessário saber usá-las. Não basta conhecer a teoria e necessário interagir
com a prática diária. Todos precisam estar envolvidos. Em todos os projetos
deverá haver e acontecer a corresponsabilidade, o compartilhamento de ideias, a
aceitação de mudanças, a determinação e perseverança, o entusiasmo, o acreditar
nas possibilidades, o valorizar do próximo e a si mesmo. Estas atitudes são
fatores decisivos para o êxito de qualquer projeto, principalmente, nos
ambientes escolares devido à concorrência com as várias vertentes globalizadas
e tecnológicas que envolvem a atual sociedade. Pode parecer ser difícil, mas na
verdade todas essas ações tem como finalidade, simplificar e ajudar os gestores
e seus colaboradores a planejar, organizar, executar e controlar a sua gestão
com eficiência.
4)
Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Diante
do texto de Almeida (2002) e as investigações nos ambientes escolares cabe a
toda a comunidade escolar refletir: Quais são os usos das TICs no meu cotidiano?
Quais são as necessidades de cada segmento do ambiente escolar? Toda a
comunidade escolar deverá utilizar estas tecnologias da mesma forma? Como melhorar
a interação de toda comunidade escolar utilizando as TICs? Quais são as ferramentas
que podemos usar para relacionar as tecnologias com o cotidiano do ambiente
escolar? Como interagir as mídias com o cotidiano dos nossos alunos? Toda a
comunidade escolar é participativa? Que métodos devemos usar para facilitar o uso
destas ferramentas? Há aceitação de todos os segmentos escolares?
Tipo
de fichamento: Citação/
fichamento textual.
Biblioteca
que se encontra a obra:
Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão
Escolar e Tecnologias e foi extraído do site http://www.tvebrasil.com.br/salto.
Maravilha, Édson! Está excelente o seu cuidado com os fichamentos! Caprichou! Perfeito! Vou citá-lo como modelo, pra receber muitas visitas! Você incorporou o seu papel de blogueiro, como um expert! Amei! Sucesso!
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