quarta-feira, 10 de julho de 2013

Gestão de Tecnologias na Escola


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014

OFICINAS TECNOLÓGICAS

Unidade II – Tic, Inovação educacional e Gestão Escolar
01 de julho a 14 de julho de 2013
Professor Pedro Andrade
Tutora Aparecida Cleia Gerin


FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Gestão de tecnologias na escola                                                               Ficha Nº 02


Referência Bibliográfica:
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.


Texto da Ficha:
1)      Resumo:
A autora descreve a importância das tecnologias de informação e comunicação – TICs nas escolas e nos leva a refletir sobre os avanços obtidos em nosso cotidiano escolar e a mudanças de atitudes de todos os personagens envolvidos nas comunidades escolares. De acordo com Almeida (2002) a utilização e a importância das TICs foram modificadas e, atualmente, apresentam uma ampla visão por toda a comunidade escolar. É necessário que os gestores atuais e os futuros gestores sejam mediadores deste novo pensar e agir, bem como, usuários destas tecnologias de informação e comunicação discutindo e analisando a forma adequada de acordo com a realidade de sua comunidade escolar. A autora também descreve, com muita qualidade, a importância desta ação, reflexão, discussão, elaboração de projetos e modificação do pensamento a todos, e não só ao gestor, para que todas as ferramentas sejam utilizadas com a finalidade de (re)construir uma nova forma de aquisição do conhecimento, do fazer, do pensar, do ser e do compartilhar com o outro, de forma coletiva. Cabe a cada educador ou gestor investigar as necessidades de seu ambiente escolar, e então, utilizar as TICs adequadamente de acordo com sua realidade, facilitando a comunicação entre todos os segmentos da escola.

2)      Citações principais do texto:
“As TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações [...]” (ALMEIDA, 2002, p. 03).
“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização [...]” (ALMEIDA, 2002, p. 04).
“A incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores [...]” (ALMEIDA, 2002, p.05).
“Em um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos [...]” (ALMEIDA, 2002, p.06).
“O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais [...]” (ALMEIDA, 2002, p. 07).

3)      Comentários (parecer e crítica):
Para que se tenha êxito em usar as tecnologias de informação e comunicação TICs nas escolas, com a participação de toda a comunidade escolar, e para que, sua implementação, sua elaboração e sua utilização faça de fato parte da realidade da escola, é necessário que o gestor e seus colaboradores sejam incentivadores e sujeitos das ações adequadas a estas utilizações. Não basta ter as ferramentas, é necessário saber usá-las. Não basta conhecer a teoria e necessário interagir com a prática diária. Todos precisam estar envolvidos. Em todos os projetos deverá haver e acontecer a coresponsabilidade, o compartilhamento de ideias, a aceitação de mudanças, a determinação e perseverança, o entusiasmo, o acreditar nas possibilidades, o valorizar do próximo e a si mesmo. Estas atitudes são fatores decisivos para o êxito de qualquer projeto, principalmente, nos ambientes escolares devido à concorrência com as várias vertentes globalizadas e tecnológicas que envolvem a atual sociedade. Pode parecer ser difícil, mas na verdade todas essas ações tem como finalidade, simplificar e ajudar os gestores e seus colaboradores a planejar, organizar, executar e controlar a sua gestão com eficiência.

4)      Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Diante do texto de Almeida (2002) e as investigações nos ambientes escolares cabe a toda a comunidade escolar refletir: Quais são os usos das TICs no meu cotidiano? Quais são as necessidades de cada segmento do ambiente escolar? Toda a comunidade escolar deverá utilizar estas tecnologias da mesma forma? Como melhorar a interação de toda comunidade escolar utilizando as TICs? Quais são as ferramentas que podemos usar para relacionar as tecnologias com o cotidiano do ambiente escolar? Como interagir as mídias com o cotidiano dos nossos alunos? Toda a comunidade escolar é participativa? Que métodos devemos usar para facilitar o uso destas ferramentas? Há aceitação de todos os segmentos escolares?

Tipo de fichamento: Citação/ fichamento textual.

Biblioteca que se encontra a obra:
Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias e foi extraído do site http://www.tvebrasil.com.br/salto.

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