CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014
OFICINAS TECNOLÓGICAS
Unidade II – Tic, Inovação educacional e Gestão
Escolar
01 de julho a 14 de julho de 2013
Professor Pedro Andrade
Tutora Aparecida Cleia Gerin
FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Gestão de tecnologias
na escola Ficha Nº 02
Referência
Bibliográfica:
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e
Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro,
2002.
Texto
da Ficha:
1)
Resumo:
A
autora descreve a importância das tecnologias de informação e comunicação –
TICs nas escolas e nos leva a refletir sobre os avanços obtidos em nosso
cotidiano escolar e a mudanças de atitudes de todos os personagens envolvidos
nas comunidades escolares. De acordo com Almeida (2002) a utilização e a
importância das TICs foram modificadas e, atualmente, apresentam uma ampla
visão por toda a comunidade escolar. É necessário que os gestores atuais e os
futuros gestores sejam mediadores deste novo pensar e agir, bem como, usuários
destas tecnologias de informação e comunicação discutindo e analisando a forma
adequada de acordo com a realidade de sua comunidade escolar. A autora também
descreve, com muita qualidade, a importância desta ação, reflexão, discussão,
elaboração de projetos e modificação do pensamento a todos, e não só ao gestor,
para que todas as ferramentas sejam utilizadas com a finalidade de (re)construir
uma nova forma de aquisição do conhecimento, do fazer, do pensar, do ser e do
compartilhar com o outro, de forma coletiva. Cabe a cada educador ou gestor
investigar as necessidades de seu ambiente escolar, e então, utilizar as TICs
adequadamente de acordo com sua realidade, facilitando a comunicação entre
todos os segmentos da escola.
2)
Citações
principais do texto:
“As
TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os
educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras
organizações [...]” (ALMEIDA, 2002, p. 03).
“A
incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas
situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como
sujeitos do trabalho em realização [...]” (ALMEIDA, 2002, p. 04).
“A
incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à
formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes
escolares e seus colaboradores [...]” (ALMEIDA, 2002, p.05).
“Em
um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de
percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre
informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e
recursos [...]” (ALMEIDA, 2002, p.06).
“O
uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a
sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da
comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais [...]” (ALMEIDA,
2002, p. 07).
3)
Comentários
(parecer e crítica):
Para
que se tenha êxito em usar as tecnologias de informação e comunicação TICs nas escolas,
com a participação de toda a comunidade escolar, e para que, sua implementação,
sua elaboração e sua utilização faça de fato parte da realidade da escola, é
necessário que o gestor e seus colaboradores sejam incentivadores e sujeitos
das ações adequadas a estas utilizações. Não basta ter as ferramentas, é
necessário saber usá-las. Não basta conhecer a teoria e necessário interagir
com a prática diária. Todos precisam estar envolvidos. Em todos os projetos
deverá haver e acontecer a coresponsabilidade, o compartilhamento de ideias, a
aceitação de mudanças, a determinação e perseverança, o entusiasmo, o acreditar
nas possibilidades, o valorizar do próximo e a si mesmo. Estas atitudes são
fatores decisivos para o êxito de qualquer projeto, principalmente, nos
ambientes escolares devido à concorrência com as várias vertentes globalizadas
e tecnológicas que envolvem a atual sociedade. Pode parecer ser difícil, mas na
verdade todas essas ações tem como finalidade, simplificar e ajudar os gestores
e seus colaboradores a planejar, organizar, executar e controlar a sua gestão
com eficiência.
4)
Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Diante
do texto de Almeida (2002) e as investigações nos ambientes escolares cabe a
toda a comunidade escolar refletir: Quais são os usos das TICs no meu cotidiano?
Quais são as necessidades de cada segmento do ambiente escolar? Toda a
comunidade escolar deverá utilizar estas tecnologias da mesma forma? Como melhorar
a interação de toda comunidade escolar utilizando as TICs? Quais são as ferramentas
que podemos usar para relacionar as tecnologias com o cotidiano do ambiente
escolar? Como interagir as mídias com o cotidiano dos nossos alunos? Toda a
comunidade escolar é participativa? Que métodos devemos usar para facilitar o uso
destas ferramentas? Há aceitação de todos os segmentos escolares?
Tipo
de fichamento: Citação/
fichamento textual.
Biblioteca
que se encontra a obra:
Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão
Escolar e Tecnologias e foi extraído do site http://www.tvebrasil.com.br/salto.
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